Por isso que uma das condições de Jesus para alguém segui-Lo é negar a si mesmo. Porque nosso coração é enganoso e desesperadamente corrupto, como está escrito em Jeremias. É da nossa natureza não desejar o bem.
Paulo fala: “Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar”. Paulo está falando para os que creram em Cristo e receberam o Espírito Santo. Quem não crê, tem os comportamentos e os costumes do mundo.
E por que deixar que Deus transforme a nossa vida através da mudança no modo de pensar? A resposta vem logo a seguir, porque ele completa assim: “A fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês”.
Quando o Espírito Santo muda a nossa forma de pensar, isso causa transformação de vida. É aqui que acontece a transformação do caráter (que deve ser diária e contínua), que nos faz experimentar a vontade Dele para nós.
É a vontade Dele é que é boa, não a nossa!
É a vontade Dele é que é agradável, não a nossa!
É a vontade Dele é que é perfeita, não a nossa!
Voltando à pergunta inicial: “Por que é tão difícil abrir mão de estar com alguém que a gente quer, mas sabe que não tem futuro?”
Porque estamos negando a nossa natureza, negando às nossas vontades e desejos e isso dói. É por isso que se chama renúncia, porque renunciar dói. Se não doesse, seria apenas uma desistência.
Não tenha medo de renunciar por achar que não terá outra chance como essa. O que vem de Deus traz paz, não traz confusão, não é contra a vontade Dele, e não faz você negar seu propósito.
A última palavra é de Deus! Espera Nele, confia Nele, se alegre Dele e descanse Nele! Deus trabalha para quem Nele espera e tem poder para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos.
É melhor lidar com as dificuldades da renúncia do que sofrer as consequências da desobediência.
Até o próximo!
Grande abraço!
Paz do Senhor!