🧠⚡ DEVOCIONAL DO SÁBADO A NOITE: No final, todo joelho se dobrará diante de Jesus Cristo!

Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra […]

Filipenses 2:10

➡ Escrevendo aos filipenses, o apóstolo Paulo registrou uma das mais belas canções de exaltação a Jesus Cristo, o Filho de Deus. Além da beleza do texto em si, ainda existe a beleza teológica e doutrinária. É isso que vamos explorar nesse post.

➡ Em primeiro lugar, é importante deixar claro que o texto que estamos estudando não diz, necessariamente, que os joelhos dobrados diante de Cristo serão apenas dos salvos. Não, muito pelo contrário. Todo joelho dobrará, tanto dos salvos quanto dos condenados.

➡ Isso implica dizer que, de uma forma ou de outra, todos terão que reconhecer a soberania de Cristo. Os salvos, certamente farão isso com alegria e gozo, enquanto os perdidos farão isso com grande temor e angústia, já cientes de que rejeitaram o Rei dos Reis durante seu tempo em vida, e agora a tormenta eterna os aguarda.

➡ Em segundo lugar, poucas pessoas sabem, mas esse texto é uma citação direta de Isaías 45, conforme abaixo:

“ […] que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.”

Isaías 45:23

➡ O que Paulo faz aqui é pegar um texto que falava diretamente de Javé, o Deus de Israel, e aplicá-lo a Jesus, o Filho de Deus. Na teologia de Paulo, não há dúvida de que Jesus Cristo é Deus - aquele que partilha da mesma essência do Pai, com a mesma glória e poder. Não somente uma criatura divina, ou uma “emanação de Deus”. Em termos simples, Jesus é Deus.

➡ A divindade, o poder e a majestade de Cristo serão reconhecidos por todos os homens - gostem eles ou não. No final, Jesus será exaltado diante de todas as pessoas. Elas podem lutar, resistir e tentar fugir. Entretanto, a história já está determinada pela vontade soberana de Deus, e o decreto é este: todo joelho se dobrará.
Postagem Anterior Próxima Postagem